NAMASTE

AROMATERAPIA

Na Aromaterapia, usam-se essências puras, óleos essenciais, incensos, perfumes e óleos aromáticos para despertar os sentidos de forma orientada.

Sempre que inalamos um aroma este activa três tipos de memória olfactiva: pessoal, cultural e genética. Estes aromas agem directamente no cérebro, activando glândulas do sistema endócrino e induzindo-o a produzir outros harmónios (como a adrenalina e a endorfina), que geram o equilíbrio fisiológico e emocional.

No que toca aos incensos, indianos, chineses, japoneses, judeus, tibetanos, católicos...não há raça ou religião que não tenha utilizado este veículo de limpeza, harmonização e protecção espiritual.
 
Há incensos de todos os tipos e qualidades mas o bom incenso pode ser facilmente identificado pelo seu aroma.
 
Um dos cuidados que devemos tomar é exactamente o factor qualidade pois aromas inferiores geralmente são obtidos através de produtos artificiais o que faria perder todo o sentido com base na aromaterapia.

 

PARA QUÊ USAR UN INCENSO?

Aromatizar e perfumar uma sala antes e/ou durante um encontro, festa ou meditação.

Eliminar odores pois é um dos melhores e mais naturais desodorizantes.

Relaxar ou energizar, dependendo do aroma a ser utilizado (ver tabela abaixo).

Limpar energeticamente, evitando a impregnação energética. Lembre-se que o subtil fumo penetra em frequências e ambientes, impossíveis por outras formas.

Cuide do incenso como se cuida de uma vela. Lembre que há fogo nele e que fogo queima! O melhor meio é utilizar um porta-incenso onde estará seguro e evitará sujar a superfície.

 

VEJA A INDICAÇÃO DE USO PARA CADA FRAGRÂNCIA

Almíscar (Musk) Ajuda a superar os problemas afetivos, o cansaço, o desânimo, a tristeza , destrói o ódio, afasta o medo, é ótimo para combater a fadiga mental, é estimulante, aumenta a força, coragem, inspiração, disposição e a autoconfiança, melhora o humor, é energético. Combate a depressão e ajuda nos casos de enxaqueca. É um poderoso estimulante sexual; alem de beneficiar a saúde física e aumentar o poder de sedução feminino.

Âmbar - Concentra energia em caso de depressão. Riqueza, coragem e autoconfiança

Baunilha – Fortifica o sistema nervoso, alivia a tensão, faz retornar o bem estar e a tranqüilidade, é tonificante e estimulante sexual.

Benjoim - Calmante e Anti-stress. Favorece as actividades intelectuais e também age sobre os pulmões como expectorante. Aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos

Canela - Ajuda a controlar a agressividade, regulariza o apetite, aumenta a autoconfiança, reequilibra o organismo, pode ser usado como afrodisíaco, promove o sentimento de inspiração, proteção, consagração e sabedoria.

Coco - Traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões

Eucalipto - Paz e renovação energética. Calmante, Auxilia nos problemas respiratórios, ajuda a combater a sinusite, bronquite, tosse e rinite. Essa essência transmite liberdade. É indicado para pessoas que estão com sentimento de culpa, peso ou com obrigações. Melhora o estado emocional. Útil também como repelente de insetos.

Junípero - Funciona como um eficiente estimulante sexual para mulheres

Laranja - Integra o homem com sua capacidade natural de alcançar o êxito quotidiano e a felicidade. Utilizado para a insónia e tensão nervosa. Combate stress e cansaço. Boa sorte, felicidade e prosperidade.

Lavanda - É um aroma de equilíbrio, põe as emoções e os pensamentos em ordem e afasta as energias negativas, purificando o ambiente. É um ótimo relaxante, tranqüilizante. Elimina a depressão e confere um sono tranquilo

Limão - Dá a sensação de frescor e pureza. Clarifica os pensamentos e estimula a concentração. É revitalizante

Lírio - Calmante e alivia dor, também usado para sonhos proféticos

Lótus - Favorece a amizade e espiritualidade, estimula a sensibilidade, o amor, a criatividade. Ajuda a superar lembranças negativas e aumenta a autoconfiança. Você deve usá-lo sempre que estiver com duvidas ou receios

Maçã Verde - Melhora a memória e o raciocínio. Nutre o ser humano de doçura necessária para encontar forças que o apoiem em suas buscas espirituais e em seus afazeres quotidianos. Revitalizante

Mirra - Além de servir para eliminar as energias negativas do ambiente, é muito utilizado nos exercícios de meditação. Proporciona maior desenvoltura verbal. Cria um ambiente de sedução. Foi um dos aromas utilizados pela rainha Sabá para seduzir o rei Salomão. Estimula a intuição

Morango - Ideal para momentos de paixão. Amor, beleza e fertilidade. Refresca a atmosfera tensa.

Olíbano – é revigorante e excelente para dissolver ressentimentos e mágoas 

Ópio - Criatividade. Afasta a tristeza, a negatividade e acalma os ânimos. Refaz o sistema depois de um susto

Patchuli - Energizante e afrodisíaco. Estimula a sexualidade e a energia vital. É também anti-depressivo, dissolve o medo e fortalece o organismo prevenindo contra infecções.

RosaHarmoniza as emoções, amenizando as preocupações tristezas e decepções. Para stress, depressão, é um afrodisíaco. Eleva a moral. Estimula a serenidade e atitudes pacificas. Seu aroma traz bem-estar e auxiliam no desgaste físico e stress mental.

Sândalo - Anti-depressivo, tónico e afrodisíaco. Favorece o desenvolvimento da espiritualidade e aumenta a resistência física. Traz sucesso, protecção e aumenta o poder da meditação

 Vetiver - Óptimo para colocar em lugares que circulam muitas pessoas. Afasta más influências. É a fragrância que protege o comércio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte.

Ylang-Ylang - Antidepressivo. Tranqüiliza os medos, raiva, pânico e ansiedade. É uma essência sensual, desperta os sentidos, estimulando a busca do prazer. Acalma os sentimentos de culpa, de preocupação, leva a um estado de relaxamento e bem estar.